11.22.2013

1990s IN KA_KAOS

1990S in Oesquema Ka-Kaos!


Arquivo: Marcelo Krasilcic 

Marcelo Krasilcic, fotógrafo brasileiro radicado nos EUA, lança “1990s”, nessa sexta, na SP-Arte. O livro, que na verdade são dois, foi editado pela Cosac Naify e apresenta imagens realistas que viraram sua marca registrada, assim como a da década que ele retratou. Confira o papo que bati com ele sobre o trabalho:
Como você se descobriu fotógrafo?
Eu me apaixonei pela fotografia no momento em que descobri o quanto é
possível se comunicar através dela. Com o passar do tempo admiro cada vez
mais o quão sútil e refinada a linguagem fotográfica pode ser. Em 91 tive
uma leitura de tarot na qual me foi sugerido incorporar as questões que eu
estava tendo na minha vida a minha fotografia. A partir daí que realmente
desenvolvi uma linguagem própria no meu trabalho.
O livro reune imagens registradas ao longo de quanto tempo?
São imagens de 1991 até 2001. Eu considero que a década de 90 acabou mesmo
depois do 11 de setembro.
Você já tinha a vontade de montar um livro enquanto as clicava?Não, pelo contrário. Eu sempre busco estar no presente e criar novos
trabalhos. Porém com o passar do tempo e como não havia internet na década
de 90, eu senti uma grande necessidade de reapresentar ao mundo tantas
imagens que definiram quem eu sou como fotografo e ajudaram a definir a
década de 90.
Fale um pouco sobre o formato do livro. Qual a ideia por trás dele?Eu queria que as fotos horizontais e as verticais tivessem o mesmo tamanho. Por isso resolvi fazer dois volumes, um em cada formato. Porém, queria manter a idéia de um só livro e o imã escondido nas capas de trás resolveram essa questão. Quando voce tira os dois volumes da caixa, eles saem como um só. Além disso, o imã tem uma interpretação romantica e até sexual. Dois que são um e que mesmo separados sempre tem uma força os atraindo.
Você sente falta de morar no Brasil?Eu amo o Brasil. Tenho um apartamento em São Paulo e apesar de passar boa
parte do meu tempo em Nova York, sempre estou por aí.
Quais os fotógrafos mais importantes na sua formação imagética?Nan Goldin, Larry Clark e Nobuyoshi Araki foram uma grande influência pois legitimizaram uma linguagem fotografica que permitiu uma maior liberdade estética a vários fotógrafos da minha geração.
Quem você gostaria de fotografar que ainda não fez?Uau, tem muita gente que eu ainda não fotografei! Recentemente fotografei a
Rogéria para a revista espanhola Candy. Fiquei mais de um ano atras dela até
conseguir fechar uma data mas valeu super a pena. Ela foi maravilhosa!
Três palavras que representam o que os anos 90 foram pra você.Prefiro uma frase que eu uso bastante para definir a década: Foi uma época cheia de incertezas. Mas também uma época em que tudo parecia possível.
written by Kátia Lessa. 


No comments: